Djalma da Silva, 41 anos, casado pai de duas meninas, nascido e criado na periferia.
Natural de Canoas, mudou-se para Venâncio Aires, terra natal de seu pai, em 1990, onde reside até hoje.
Em 95 Djalma conheceu a cultura hip Hop e no ano seguinte já participava de grupos de break dance e circulava em eventos pela região.
Aos pouco foi se tornando um ativista social, envolvido em causas comunitárias, e foi através do hip Hop que começou a desenvolver ações em prol das vilas, bairros e periferias.
Em 2006, Djalma fundou o movimento Consciência e Atitude-Coat, que mais tarde, em 2009, tornou-se uma organização não governamental.
Desde então, através da Coat tem articulado e promovido inúmeras ações sociais, culturais, esportivas e ambientais pelos bairros da cidade, principalmente envolvendo escolas e centros comunitários. Também foi presidente da associação de moradores do seu bairro, além de conselheiro municipal em defesa dos direitos das crianças e adolescentes - COMDICA.
Djalma esteve na linha de frente para criação do conselho municipal de políticas culturais de Venâncio Aires, na busca por democratizar os recursos públicos destinados ao setor. Foi membro do conselho em duas oportunidades, 2010-2012 e 2018-2020.
Djalma também trabalhou na secretaria municipal de Cultura de Venâncio Aires como coordenador cultural, onde pode realizar diversas ações e incluir diversos fazedores de Cultura nas políticas públicas.
Djalma foi por duas vezes candidato a vereador na cidade, não sendo eleito, Porém isso não o impediu de atuar fortemente para a conquista da lei municipal de incentivo à cultura - 2017, e a Lei municipal que instituiu o dia do hip hop em Venâncio Aires.
"A cultura e a arte tem o poder de transformar o indivíduo e, por consequência, a sociedade. Justamente por isso o sistema reacionário em que vivemos luta para criar Barreiras, e nós seguimos na luta para derrubá-las"
Djalma conta que dede a infância já era líder de turma na escola e o que puxava a folia entre os amigos.
Nunca me conformei com as injustiças sociais e quando me descobri cristão percebi que tinha força, que podia e devia combater no bom combate.
Isso tudo tem me proporcionado uma vida cheia de desafios, de lutas conquistas e vitórias. Só o fato de estar lutando já é Vitória! Tudo isso reflete diretamente no meu ser cidadão, ser pai, marido, trabalhador etc. Gostaria de ter feito mais, ainda quero fazer muito, mas até aqui, entre erros e acertos, posso dizer que tenho orgulho da minha trajetória.
Por fim lembra das muitas dificuldades e também das muitas amizades que fez por toda região, sendo hoje uma das referências do hip Hop dos vales.
Só tenho a agradecer a cada irmão que colou nas lutas e ainda hoje estão sempre fazendo acontecer. Satisfação em poder fazer parte de uma história de resistência por meia da cultura e das artes!
Esse foi mais um FALA, AÍ! COM SANDRINHO HIP HOP ! AGUARDE A PRÓXIMA EDIÇÃO.
OFERECIMENTO: LARICA'S MARMITEX
(51) 9 9647-1649 |
Comentários
Postar um comentário