COMO TUDO COMEÇOU
Natural de Cachoeira do Sul, Valquíria Ayres Garcia, filha única, residiu até os cinco anos de idade, nessa cidade, quando mudou-se, com a mãe, para Santa Cruz do Sul. Aos nove anos, retornou para sua cidade natal.
Nos tempos de menina, Valquíria era tímida, porém, adorava desfilar pela sua escola, no dia da Independência do Brasil. Também era a primeira a aceitar o convite para as apresentações teatrais.
Casou-se cedo. Criou as três filhas, contando histórias para elas, antes de adormecerem: umas lidas, outras imaginadas. Muitas destas iam para o papel, depois que elas dormiam... Depois, Valquíria lia e relia suas criações; acrescentava e subtraía palavras ou frases; passava a limpo... Então, acompanhada pelas meninas, rumava até a casa do professor que mais valorizava suas redações escolares. Tomava coragem e pedia para ele dar um parecer. Nunca deixou de escrever e mostrar para pessoas, com formação na área e sensíveis à arte da escrita. E assim, é até hoje...
Quando Fernanda, Carina e Andreza ficaram crescidinhas, a mãe as levava para eventos culturais, palestras... Mas, nunca sonhou ter livros publicados. O destino das folhas de caderno, escritas à mão, era a gaveta. Mesmo assim, delas é que saiam os argumentos para as histórias contadas, por vários anos. Iniciando nas escolas das filhas. Mais tarde esse trabalho ampliou-se em outras escolas e Feira de Livros. Feiras de Livros. As meninas também eram parceiras da mãe quando ela ia fazer cursos preparatórios para concursos ou para seguir os estudos.
Nesse período, Valquíria também criava figurinos para teatro e para blocos infantis, de carnaval, para as filhas e suas amigas, tendo várias vezes recebido prêmios em criatividade.
No Atelier Livre de Cachoeira, por vários anos, exercitou-se nas artes plásticas, com pintura, cerâmica e esculturas, participando de inúmeras coletivas e também individuais. Também frequentou oficinas temporárias como batik, trabalhos em couro e serigrafia, entre outras.
Houve um período em que se dedicou à criação de peças de teatro de Fantoches. As apresentações eram em clubes, escolas e Feiras de Livros.
Mas, quando suas histórias principais saíram da gaveta, para participar de um concurso de Literatura Infantil promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Valquíria já estava residindo nesta cidade, desde o ano de 2000, ministrando várias oficinas de arte, de narração de histórias e criação das personagens.
Valquíria Ayres Garcia, tem formação em Pedagogia. Optou por um trabalho que lhe permitisse estimular o amor à arte e à leitura a um número mais amplo de crianças e jovens. Eventuais encontros com os pais desses alunos são também muito importantes, no sentido de estimular a leitura, no cotidiano de seus filhos. Essa proximidade, na hora de contar histórias, ora o pai, ora a mãe, ou as pessoas responsáveis por esses, irá, sem dúvida, beneficiar no convívio familiar, além de prepará-los para o futuro.
Valquíria é membro da Academia Cachoeirense de Letras, da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e da ABARS. Integrante do Projeto Autor Presente – IEL (Instituto Estadual do Livro) e também da AGE (Associação Gaúcha de Escritores). Desenvolve ações de incentivo à leitura, narrando suas histórias, em escolas, Feiras de Livros e em outros eventos literários, interagindo com os grupos, através da leitura, narração, animação, música e coreografia.
• No total são dez publicações: Noite com Medo de Escuridão (1º lugar no concurso de literatura infantojuvenil, de 2003 - EDUNISC.
• O Sapo Sapofe - 2005 (port/alem) - Menção Honrosa nesse mesmo concurso. Reedição em 2016.
• Amor de Dinos 2008 – EDUNISC
• A Vaca Amarela - 2011
• A Bruxa Roxilda e a Dúvida Cruel - 2013
• Tem uma Estrela na Palma da tua Mão (poemas) - 2014
• Cadê o Vento? - 2018
• Joaquim & Joaquina (poemas)- 2014
• Vamos Cantar Histórias?- 2020 *Histórias/Poemas de Valquíria (melodias de Renato Sperb, Vinícius Correia e Alisson Knak.
• A Manhã Vai Chegar é uma coletânea composta por um conto de cada um dos membros da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, na qual Valquíria participa com o texto, O Sapo Zen.
• Dia oito de novembro de 2022, na Feira do Livro de Porto Alegre foi lançada a coletânea, À Flor da Pele - Ed. SOMAR, na sua 16ª edição. Nesta, a autora publicou poemas.
No dia 15 de abril, deste ano de 2023, no Clube do Comércio, em Porto Alegre Valquíria tomou posse, na ABARS, juntamente com outros artistas e escritores. Uma iniciativa para unir as artes visuais e a literatura.
Aprovada no Edital de Concurso “FAC Publicações”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul – Sedac, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS, com apoio do Instituto Estadual do Livro (IEL), o projeto foi selecionado em segundo lugar, na Região Funcional 2, que abrange todo Vale do Rio Pardo e Taquari, única contemplada na Cidade de Santa Cruz do Sul.
O objetivo deste Edital, é a seleção de projetos culturais que desenvolvam ações de produção literária e/ou promoção da leitura e literatura no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de incentivar a construção da cidadania por meio do livro e da leitura, valorizando a escrita autoral e a produção literária gaúcha.
A projeto vai realizar a produção literária do livro VIAGEM DE TREM. Um livro infantojuvenil, que de forma lúdica e poética, nos traz importantes reflexões sobre a importância de respeitarmos as diferenças e de como evoluir e construir com essas experiências. Teremos uma tiragem de 1000 cópias, com recursos de audiodescrição e audiobook, 10 eventos de promoção da leitura, performances literárias, contação de histórias e doação de livros em Escolas públicas.
A publicação foi lançada na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, no dia o6 de maio deste ano de 2023. Várias escolas e instituições estão sendo contempladas com a presença da autora e doações de livros. Uma história, baseada em fatos reais, infanto-juvenil e para todas as faixas etárias, pois fala da vida, dos encontros e desencontro de pessoas com suas semelhanças e diferenças...
Durante o ano de 2023, as escolas contempladas com esse projeto, receberão a autora Valquíria para interagir com os alunos, culminando assim, com o fechamento de todas as etapas do referido projeto.
OFERECIMENTO: LARICA'S MARMITEX
WhatsApp: (51) 9 9647-1649 |
Comentários
Postar um comentário